quarta-feira, 13 de junho de 2012
Estratégias de ensino:alunos cegos
Crianças cegas têm pouca ou nenhuma visão útil; elas somente são capazes de distinguir claro e escuro. Muitas das sugestões anteriores também se aplicam a estas crianças, mas existem outras sugestões que também precisam ser consideradas (Ajuda ao aluno com deficiência visual).
* Crianças cegas devem aprender o Braille. Isto lhes dá uma forma de ler e escrever. Máquinas de datilografia desenvolvidas pelo Instituto Perkins, conhecidas como “Perkins Braillers” estão disponíveis em todos os países. Braille pode ser produzido diretamente sobre um relevo em Braille. Também os textos em Braille podem ser produzidos em formato de texto de computador e impressos utilizando uma impressora Braille. Pormenores estarão disponíveis através de sua associação nacional para cegos. Eles os ajudarão a encontrar professores de Braille. Uma vez que as crianças possam utilizar Braille elas podem aprender juntamente com crianças videntes.
* B r a i l l e é um sistema de leitura composto por seis pontos pequenos em relevo sobre papel. Combinações diferentes de pontos correspondem a letras. A pessoa cega lê movendo os dedos sobre as fileiras de pontos. Braille pode ser produzido usando uma máquina especial ou com uma reglete e instrumento pontudo (punção). É necessário ter papel especial para dar uma qualidade melhor ao Braille, porém, também papel manilha pode ser usado quando não se tem papel Braille (mais informações no “Ler e Escrever no Sistema Braille”).
* Imagens táteis podem ser desenhadas sobre papel Braille usando um instrumento especial, a reglete e um instrumento pontudo (punção) que produz uma imagem em relevo que pode ser sentida. Imagens semelhantes podem ser produzidas usando materiais disponíveis localmente como cordão, areia, pauzinhos e sementes (exemplo: “Aula de Química para aluno cego“).
*Da mesma forma um ábaco/soroban (calculador manual para aritmética formado de quadro com vários filos paralelos em que deslizam botões ou bolas móveis) ajudará todas as crianças em lições de matemática.
*As crianças cegas precisam aprender a orientar seus corpos e a se movimentar com confiança. Atividades físicas e jogos em grupo fornecerão boa prática. No começo as crianças precisarão ser movidas durante a atividade para que compreendam o que estão fazendo. Os professores devem insistir em postura correta.
*Crianças cegas devem ser encorajadas a andar com independência pela escola usando uma bengala. Elas devem ter o comprimento igual à distância entre o chão e a metade entre o ombro e a cintura da pessoa. Uma bengala que seja
curta demais forçará o usuário a se inclinar para a frente enquanto anda. Será ideal que recebam treinamento de especialistas. Sua associação nacional para cegos deve ter condições de orientar. Não removam obstáculos o tempo
todo, já que as crianças têm de ser treinadas a se movimentar ao redor deles. Esperem que aconteçam encontrões e quedas; não percam a calma quando ocorrerem.
* Habilidades de vida diária, tais como cozinhar, oferecem desafios específicos para pessoas cegas. Contudo, crianças precisam adquirir essas habilidades de forma gradativa, começando com atividades de baixo risco antes de passarem a atividades nas quais há um risco de se queimarem.
Encaminhamento:
*A criança pode ser encaminhada a um profissional da saúde ou médico para curar infecções ou para ter a saúde avaliada.
*A visão da criança pode ser testada por especialistas em ótica. Serão prescritos óculos e a criança deve ser encorajada a usá-los. Porém, os professores precisam ainda realizar as ações observadas acima. (grifo de Lumiy)
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